Loteamento de Interesse Social em Barbacena


Loteamento de Interesse Social em Barbacena

Projeto de conjunto habitacional, focado em habitação de interesse social, para o Programa Federal Minha Casa Minha Vida, no município de Barbacena. Foram projetadas 275 unidades habitacionais e 7 unidades comerciais, bem como projeção das vias e de todo o paisagismo urbano.

As casas formam um conjunto harmonioso, configurando pequenos condomínios em cada lote, com áreas de uso comum aos moradores, garantindo qualidade urbana e arquitetônica num projeto de cunho social.

As unidades foram projetadas com padrões diferenciados de habitação para padrões de lotes diferentes, com objetivo de aproveitar melhor a iluminação e ventilação natural. Dessa maneira evita-se que se forme uma grande área de condomínio homogêneo, padronizado, sem diversidade.

O projeto procurou  conciliar o uso urbano com a preservação do recurso hídrico existente, fazendo com que a existência de um não seja desfavorável para o outro, mas sim seja um diferencial. Assim, preservou-se a mata ciliar em volta do córrego existente no terreno.

Foi demarcada também uma área de transferência ao poder público municipal, de cerca de 8.000m². Essa parte do loteamento será destinada a construção de praça e/ou serviços comunitários (escolas, creches, hospitais e etc) conforme interesse da prefeitura.